+55 11 3385-9339 EN PT
Chefe De Enfermagem

CONHEÇA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM CHEFE DE ENFERMAGEM

Como os serviços de saúde estão se tornando mais complexos e competitivos, no início do século 21 as posições de liderança em enfermagem estão ganhando destaque a cada dia.

Um enfermeiro chefe, também conhecido como diretor chefe de enfermagem, implementa objetivos, políticas e procedimentos estabelecidos, supervisiona enfermeiros, recomenda estratégias para melhorar a prestação de serviços e garante que as operações de saúde atendam aos padrões da indústria.

Para se qualificar para este cargo, você deve ser um(a) enfermeiro(a), de preferência com um grau avançado em administração de enfermagem ou de saúde. Um(a) enfermeiro(a) chefe atua como chefe da equipe de enfermagem em diferentes departamentos do hospital.

Empregadores levam em consideração sua experiência clínica, especificamente o número de anos e os diferentes departamentos nos quais serviu.  

Apresentaremos a seguir os cinco principais papéis que um chefe de enfermagem pode desempenhar em um hospital. Veja!

chefe de enfermagem

Veja aqui as 5 principais funções de um chefe de enfermagem 

1. Deveres de Enfermagem

Um chefe de enfermagem é mandatado pela administração do hospital para manter os padrões clínicos e de atendimento ao paciente.

Isso inclui garantir que os pacientes estejam seguros no hospital e tenham acesso aos cuidados médicos adequados. Para fazer isso, o chefe de enfermagem tem que trabalhar em estreita colaboração com a gestão do hospital e as partes interessadas para adquirir a infra-estrutura e os recursos certos.

Ele também oferece os melhores insights para a gerência sobre como eles podem melhorar a qualidade do atendimento nas instalações. Um chefe de enfermagem também é responsável pela formulação e implementação de novas estratégias de enfermagem. Isso requer amplo conhecimento dos procedimentos de enfermagem, regras da equipe e políticas do paciente.

2. Fornecendo Liderança 

Sendo um funcionário administrativo que supervisiona as operações em uma unidade de saúde, um chefe de enfermagem ajuda os enfermeiros a lidarem com os desafios do trabalho cotidiano.

Quando uma enfermeira que trabalha no departamento de emergência não pode operar equipamentos recém-instalados, por exemplo, use seu conhecimento de aplicativos de tecnologia da informação para ajudar o enfermeiro a melhorar suas habilidades técnicas.

Você também pode oferecer orientação sobre questões como segurança do paciente, governança compartilhada e desenvolvimento de carreira. Um chefe de enfermagem eficaz pode pensar e tomar boas decisões.

3. Qualidade de Medição 

Um chefe de enfermagem desenvolve e implementa programas eficazes para avaliar a qualidade dos serviços de saúde e os resultados dos pacientes. Por exemplo, uma enfermeira chefe que trabalha em um hospital comunitário pode realizar uma pesquisa com consumidores para detectar níveis de satisfação.

Se a pesquisa revela que alguns enfermeiros ignoram os procedimentos, por exemplo, o enfermeiro chefe pode iniciar uma investigação para identificar os enfermeiros desonestos e iniciar ações disciplinares apropriadas.

O chefe de enfermagem também identifica oportunidades para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e pode fornecer informações para ajudar os consumidores.

4. Gerenciando Recursos

Os chefes de enfermagem ajudam as unidades de saúde a gerenciar recursos humanos e financeiros por meio da implantação adequada de enfermeiros, o que é crucial para melhorar os resultados de saúde do paciente e o uso de medicações e equipamentos.

Um chefe de enfermagem que trabalha em um centro de atendimento ambulatorial, por exemplo, garante uma equipe ótima de todos os departamentos e atribui tarefas específicas aos enfermeiros, dependendo das necessidades diárias para melhorar a prestação de serviços. Ele também monitora o uso de medicações para minimizar o uso indevido e garantir que as ordens de compra sejam consistentes com as necessidades da instalação.

5. Ligação com os médicos 

Muitos hospitais lutam para manter uma perfeita relação de trabalho entre médicos e enfermeiros. Um chefe de enfermagem atua como o elo mais próximo entre os médicos, enfermeiros e administradores hospitalares.

Ele garante que todos ofereçam o melhor suporte possível aos médicos em seus respectivos departamentos. O suporte pode incluir a recuperação de informações do paciente, observando os pacientes com base nas instruções dos médicos e fornecendo as ferramentas corretas de diagnóstico. Para conseguir isso, o enfermeiro pode precisar rever as políticas do hospital e fazer mudanças quando necessário.

Ser chefe de enfermagem é uma decisão séria que requer uma compreensão clara das políticas e procedimentos existentes de atendimento ao paciente.

Você também deve ser capaz de mostrar grande capacidade de liderança e organização para ter sucesso como chefe de enfermagem.

Quer se aperfeiçoar cada vez mais como chefe de enfermagem ou como se tornar um?

Da uma olhada no material gratuito que disponibilizamos para você: INFOGRÁFICO 5 CARACTERÍSTICAS DE ENFERMEIROS LÍDERES

Gostou do nosso artigo? Então continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

Buscar