+55 11 3385-9339 EN PT
Digitando

COMO EVITAR ERROS UTILIZANDO BOAS PRÁTICAS NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Todas as pessoas, inclusive profissionais, estão propensos a cometerem erros, sejam eles pequenos ou grandes, esses erros se estendem também ao âmbito da assistência à saúde, onde a diferença é que nessa área, os erros podem gerar danos, temporários ou permanentes,  aos pacientes, aumentando o custo pelo tempo de internação e cuidados ao paciente.

Os erros na área da saúde devem ser evitados tendo em vista um sistema de saúde seguro, que beneficia o paciente, os profissionais de saúde e a instituição como um todo.

Promover a segurança, significa reduzir riscos de danos ao paciente e ao profissional de saúde, para isso, a instituição de saúde deve ter dois princípios básicos:

1) a qualidade do atendimento assistencial na prestação do serviço e;

2) o nível da segurança que deseja proporcionar aos pacientes e à equipe.

Quer saber como evitar erros no seu dia a dia? Então você está no lugar certo, porque separamos para este post algumas dicas para aprimorar a cultura de segurança dentro da sua instituição.

Acredite, iniciativas simples podem fazer muita diferença.

Como evitar erros

Construa uma cultura de segurança eficiente para evitar erros

Construir a cultura de segurança é um desafio para muitas instituições de saúde, afinal é preciso semear e compartilhar práticas, atitudes e comportamentos voltados ao cuidado seguro.

Alguns métodos utilizados são a Acreditação Hospitalar que avalia a instituição e aponta melhorias a serem aplicadas, reduzindo os erros.

O uso de protocolos atualizados e a implantação de boas práticas, como a identificação correta dos pacientes, check-list de segurança, limpeza e organização na preparação de medicamentos, comunicação efetiva, prevenção de quedas, entre outras.

Avalie minuciosamente a causa do erro

Se eventos adversos acontecem, são frutos de processos e sistemas falhos recorrentes, adotados pela instituição e seguidos pelos profissionais, sendo assim, é preciso avaliar a causa do erro para chegar até a falha.

Substituir a culpa pela oportunidade de se aprender com as falhas significa melhorar a atenção à saúde, aumentando o padrão de qualidade e segurança por relatos de eventos adversos, treinamento e desenvolvimento da equipe, transformando-os em multiprofissionais, atualizados, qualificados e prontos para apresentarem ótimos desempenhos.

A saída para se chegar a um modelo de excelência passa pela implantação da cultura de segurança, em que o relato de erros seja incentivado, assertivo e transparentemente é a mudança do paradigma existente.

O cuidado precisa ser centrado no paciente, com foco no bem-estar e saúde da sociedade, com a colaboração de uma equipe multiprofissional, havendo uma comunicação efetiva entre os profissionais e o paciente que deve participar ativamente do seu plano de cuidados.  As decisões precisam ser evidenciadas, debatidas e tomadas conjuntamente.

Dessa forma, relatando os erros e acertos, os eventos adversos diminuem, qualificando a instituição de saúde de forma positiva ao falarmos sobre segurança do paciente.

Esta é uma questão que precisa ser valorizada e deve ser enfatizada internamente, até para assegurar que as equipes se dediquem à esta cultura.

Agora que você entendeu melhor sobre como evitar erros na área da saúde, leia também nosso artigo sobre os benefícios no envolvimento do paciente.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais. 🙂

Deixe uma resposta

Buscar