+55 11 3385-9339 EN PT
Descubra Seus Pontos Fortes

COLOQUE EM PRÁTICA EXECÍCIOS E DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES

É difícil não se comparar com os outros.

Olhamos para outras pessoas e admiramos seus pontos fortes como confiança, coragem ou paciência. Ou talvez seja a inteligência, desenvoltura, gentileza ou astúcia.

Muitas vezes, nos aproximamos de outros pelas qualidades que gostaríamos mais de desenvolver dentro de nós mesmos.

Admirar outras pessoas como exemplos, acaba se tornando um exercício de autodesenvolvimento.

Esse tipo de exercício tem muito valor, mas muitas vezes esquecemos (ou nunca aprendemos) que nascemos com nosso próprio conjunto de forças e fraquezas.

descubra seus pontos fortes

Conhecendo a si mesmo!

E se alguém lhe perguntasse: “Quais são os seus pontos fortes?”

Você seria capaz de responder rapidamente suas melhores qualidades?

Identificar suas próprias forças e talentos nem sempre é uma tarefa fácil, mas vale a pena dedicar seu tempo para descobri-las.

Muitas vezes, são esses pontos fortes que nos permitem avançar em um empreendimento porque elas transcendem conhecimentos práticos.

Você pode ser um atleta, escritor ou político,  e suas forças podem ser mais intangíveis – como a capacidade de manter a calma sob pressão, quebrar problemas complexos ou permanecer entusiasmado mesmo diante das adversidades.

Exercite e descubra seus pontos fortes

Evidentemente, não há um caminho claro para fazer isso! Mas nós da CNPH selecionamos 3 exercícios fáceis para ajudá-lo a descobrir seus pontos fortes:

1. Entreviste seus amigos e familiares

Colocamos isso no topo intencionalmente. Esta é, de longe, a maneira mais fácil, confiável e natural de descobrir suas forças e talentos naturais.

Tire algum tempo para conversar com seus amigos mais próximos, familiares, colegas de longa data e com qualquer outra pessoa que tenha estado à sua volta por um longo período de tempo e que você acredita estar disposto a ser honesto com você; então pergunte a eles o que eles acreditam ser suas forças e talentos naturais.

Você pode também perguntar a eles,  o que eles acreditam que são seus pontos fracos, pois isso pode ser igualmente útil e um momento conveniente para descobrir.

Você não está à procura de pessoas que vão acariciar seu ego, está procurando respostas honestas das pessoas que melhor conhecem você.

Esse método funciona muito bem pois não percebemos nossas próprias falhas: estamos profundamente concentrados em perceber nossas próprias coisas, coisas que são muito mais claras para quem assiste de fora.

Ao entrevistar aqueles que mais te acompanham, você pode descobrir informações interessantes que nunca conheceu. Este exercício muitas vezes revela algumas coisas muito surpreendentes, por isso pode ser tão divertido quanto vale a pena.

2. Monitore-se por um dia

Muitas vezes você pode parar no primeiro passo e achar que já tem bastante informação a seu respeito!

No entanto, às vezes, não temos muitas pessoas em que podemos confiar ao nosso redor regularmente ou que não sentimos que seriam boas pessoas para perguntar sobre os nossos pontos fortes e fracos.

Se esse for o caso, esses próximos dois pontos podem ser particularmente úteis.

Escolha um dia comum em sua vida. Siga suas atividades como você costuma fazer, mas com uma mudança:

Defina um alarme ou alerta no seu telefone para sinalizar você a cada 1 hora (ou defina-o como “aleatório”).

Quando você ouvir o alarme, faça uma pausa e pergunte a si mesmo:

“Que força (s) eu estava usando?”

Mantenha um registro por um dia ou meio dia para acompanhar suas descobertas. Anote os pontos fortes que você estava usando e como você estava usando.

O que se destaca para você enquanto revisa seu registro? Quais padrões surgiram?

3. Descubra suas paixões

Intimamente alinhado com suas forças naturais estão as coisas que você ama e tem paixão em fazer.

Amar realizar uma atividade é sinal de uma força natural, quando realmente desfrutamos de algo, torna-se mais fácil realizá-lo.

E quando é mais fácil para nós realizar uma tarefa, naturalmente nos tornamos (ou somos) melhores nisso.

Quando se trata de coisas que você ama e tem paixão, você tem o potencial para executar muito rapidamente e muito mais facilmente em comparação com outros.

Muitas vezes, você não tem uma força natural em algo pelo qual você tem paixão, mas é bastante comum que isso seja uma realidade.

Independentemente de você ter uma força natural na atividade mencionada ou não, sua paixão por ela irá alimentar seu desenvolvimento mais rapidamente do que qualquer outra coisa.

Muitas vezes, é essa paixão e entusiasmo sempre ardente que resulta em grandeza nas pessoas.

Frequentemente admiramos profundamente as qualidades positivas que vemos nos outros, especialmente aquelas pelas quais temos grande respeito.

Mas você tem seu próprio conjunto de forças e talentos naturais com os quais você nasceu ou se desenvolveu até agora em sua vida.

Descobrir seus pontos fortes e talentos naturais é uma parte importante do aprendizado de como ser a melhor versão possível de você mesmo, portanto, aproveite o tempo necessário para descobrir esses pontos fortes para que você possa começar a usá-los diariamente!

Gostou deste artigo? Então se inscreva em nosso blog e fique por dentro de muito mais conteúdos relevantes como este!

Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais.  

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Buscar