+55 11 3385-9339 sac@cnph.com.br EN PT
Condutas Sustentáveis

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O NOSSO PLANETA

As mudanças para um desenvolvimento sustentável estão acontecendo, só resta nos prepararmos para isso.

A sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. O uso dos recursos naturais precisa ser satisfatório nas necessidades presentes, mas sem comprometer o meio ambiente, gerando um ciclo sustentável de utilização, retornando para a natureza o que foi consumido, plantar e preservar as condições pensando no bem-estar do planeta e das gerações futuras.

Para consolidar um cenário com um desenvolvimento sustentável, é necessário pensar em toda a cadeia, desde a extração da matéria prima, transporte, produção e um item primordial que é o descarte.

Explicaremos melhor, no decorrer deste artigo, como funciona a logística reversa e como isso ajuda o desenvolvimento sustentável do planeta. Boa leitura!

Desenvolvimento sustentável

Trabalhando com a reciclagem de resíduos, evitamos que os materiais terminem em locais em que a decomposição emite gases responsáveis pelos efeitos estufa, como o metano e o gás carbônico.

Além da preservação do clima, a reciclagem dos resíduos permite que se tornem matéria prima novamente, o que evita a extração e colabora para o uso racional de recursos naturais, com soluções circulares, aumentando o tempo de vida útil do material, reduzindo impactos ambientais como a logística reversa.

Logística reversa e Sustentabilidade

A logística consiste na ideia de que a vida de um produto não termina com sua entrega ao cliente, sendo um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo, pós-venda e seu fluxo de informação com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado.

Como colocar em prática

Ser um consumidor consciente e ter informações sustentáveis sobre os produtos de consumo é o primeiro passo para contribuir com o meio ambiente. Os próximos passos consistem em ações que podem ser medidas e monitoradas através de indicadores de energia, emissões de carbono, consumo de água, resíduos sólidos e capacidade de inovação.

Área hospitalar e sua contribuição para desenvolvimento sustentável

A área hospitalar possui uma tendência naturalmente inclinada ao consumo de produtos sustentável voltada a responsabilidade social, com práticas que refletem no dia a dia das instituições de saúde, assim como o consumo consciente de água e energia. Conheça algumas destas práticas:

  • O desenvolvimento de sistemas de reciclagem de resíduos;
  • Campanhas e treinamentos sobre sustentabilidade;
  • Projetos de preservação do meio ambiente;
  • Respeito a leis ambientais;
  • Utilização de fontes de energia renováveis.

Se todos os hospitais aderirem às práticas possíveis de desenvolvimento sustentável, além de reduzirem seus custos, demonstrarão a preocupação com os clientes e o futuro do planeta, sendo um exemplo perante a sociedade, através dos bons resultados obtidos.

Se você curtiu este artigo, que tal saber mais sobre como utilizar a logística reversa na sua instituição? Clique aqui e conheça nossa “solução total” que proporciona segurança e conforto neste processo.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais. 🙂

CNPH

Presente no segmento médico-hospitalar desde 1994, a CNPH oferece a seus clientes produtos e serviços de alta performance, tecnologia, inovação e conceito, tendo como objetivo o auxílio de profissionais de diversas áreas da saúde, na escolha de produtos e equipamentos necessários para o atendimento do paciente com total segurança.

Deixe uma resposta

Buscar