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Endomarketing

ENDOMARKETING NA EMPRESA: A INOVAÇÃO NA GESTÃO EM ENFERMAGEM

O endomarketing na empresa pode ser mais uma ferramenta para o enfermeiro no processo de gestão, tendo em vista o contexto atual de mudanças no setor da saúde, que exige também o desenvolvimento de habilidades que estão diretamente relacionadas à novas tecnologias e formas de organização no trabalho.

O avanço desse conhecimento, será muito importante para a enfermagem, considerando a importância de nos atualizarmos com as mudanças e novidades do mundo moderno, em particular, no processo de gestão de pessoas.

Os hospitais, assim como todas as organizações vêm buscando inovações e estratégias eficazes para o desempenho de suas atividades, o endomarketing na empresa está sendo cada vez mais importante, e não poderíamos deixar de usá-lo dentro do ambiente hospitalar.

Quer saber quais benefícios o endomarketing pode trazer para sua organização? Continue a leitura!

A inovação na gestão em enfermagem

As inovações tecnológicas têm provocado importantes mudanças no mundo empresarial, com conseqüências no mercado de trabalho, em especial, na área de saúde.

Reduzindo os cargos, aumentando as diferenças salariais, criando novas profissões e descredenciando outras, constituindo-se em um desafio para pessoas modernas que necessitam promover suas adaptações, seu desenvolvimento pessoal e profissional para conviver nessa nova realidade.

As profissões da área da saúde, em particular, a enfermagem passam por uma redefinição de funções, de papéis, buscando consolidar o seu compromisso com a sociedade com vista a melhor qualidade na prestação dos serviços de saúde.

A relação interpessoal no interior dos grupos e das organizações, contudo, nem sempre navega em águas claras e calmas.

Muitas vezes, há conflitos e embates que podem ocorrer por diferenças de valores, de percepções, de objetivos ou seja, entre pessoas, entre grupos, instituições, assumindo diversas proporções e conseqüências para os envolvidos.  

Para administrar conflitos e planejar a gestão de pessoas se faz necessário buscar novas ferramentas e estratégias, pois as pessoas podem viver mais ricas e felizes quando se dedicam à aprendizagem de novas competências, aumentando seu repertório de respostas possíveis e flexibilizando seus posicionamentos e reações.

Com isto podem descobrir novas formas de enfrentar desafios e de resolver os dilemas do cotidiano tornando-se mais tolerantes com as diferenças e valorizando diferentes pontos de vista, pois enriquecem e ampliam suas percepções, por este motivo o endomarketing se faz necessário dentro do ambiente hospitalar.

Veja as vantagens do endomarketing na empresa

Aproximação da Equipe

Uma boa comunicação   em equipe é essencial para o sucesso de qualquer área, inclusive a da saúde.

Uma das principais atribuições do endomarketing na empresa é conectar profissionais que normalmente não teriam oportunidades de interagir. Essas novas conexões que surgirem serão altamente benéficas para a condução das atividades do dia a dia, o que vai proporcionar mais qualidade e eficiência.

O clima de valorização e de satisfação traz efeitos positivos em todos os âmbitos, inclusive sobre as relações mantidas entre os colaboradores.

Contato com o paciente

Um grande benefício do endomarketing na área hospitalar é melhorar o atendimento ao paciente, pois uma força de trabalho bem orientada acaba gerando automaticamente maior satisfação ao consumidor.

Quanto mais o ambiente for organizado, bem informado e objetivo, maior é o grau de certeza de concretização do negócio. Maior também vai ser o envolvimento que as partes mantêm durante a o atendimento.

Profissionais que se sentem ouvidos e representados tendem a trabalhar melhor, o que é positivo para todos.

Um dos principais benefícios do endomarketing no setor da saúde é o aumento da qualidade dos serviços prestados, algo que é percebido pelos pacientes. Além de trazer valor ajuda na relação com o paciente, o que é imprescindível para a saúde atual.

Aumento na produtividade

Se os funcionários se sentem mais motivados experimentam maior satisfação no trabalho, eles se sentem capazes de tomar decisões com maior autonomia e passam a se sentir mais respeitados e valorizados por suas contribuições.

Um dos papéis do endomarketing na empresa é oferecer aos profissionais os mecanismos certos para se integrarem e terem contato com melhores maneiras de trabalhar. Este sentimento leva a um maior espírito de equipe, bem como amplia a sensação de responsabilidade.

Um bom ambiente corporativo gera um engajamento maior dos empregadores com a empresa. Com as ações de endomarketing levando engajamento os conflitos pessoais também diminuem, já que as pessoas tendem a pensar mais de forma coletiva e menos em objetivos individuais.

Desta forma os colaboradores têm melhor disposição para o trabalho. Isso não conta apenas para a produção, mas também para o convívio social que faz parte da rotina de todo hospital.

Quem não gostaria de trabalhar para uma organização com uma cultura como essa? Abertura, flexibilidade, busca comum por objetivos e desejo de melhoria na área da saúde. Estes são fatores que auxiliam a criação de um bom ambiente corporativo. E podem ser transmitidos e reforçados com ações de endomarketing.

Melhoria do clima organizacional

Todos esses benefícios citados contribuem para a melhoria do clima organizacional como um todo.

É evidente que a ausência de conflitos entre os colaboradores e entre eles e suas lideranças, somada à satisfação e à sensação de valorização e utilidade experimentada pelos profissionais contribui decisivamente para a saúde do ambiente de trabalho, que se torna mais agradável e produtivo.

Reconheça seus colaboradores

Valorize o trabalho de cada um, ofereça oportunidades e benefícios aos seus funcionários.

Através de parcerias com outras empresas você pode oferecer um curso de aprimoramento profissional. Outras opções interessantes são um dia de folga no seu aniversário.

Ações como essas, estimulam a qualidade de vida e permite flexibilidade na vida pessoal, o que fará toda diferença na forma como seu colaborador enxerga a organização e os pacientes.

Outra forma de reconhecimento válida também é através de premiações, assim você pode mostrar ao colaborador o valor que ele tem para a instituição e que os seus esforços são reconhecidos e compensados.

O prêmio pode vir através de uma viagem, ingressos para shows, parques ou cinema e até mesmo um certificado.

Para terminar…

Por último, tenha dedicação e persistência, lembre-se que as ações de endomarketing na empresa não podem ser usadas somente no momento em que a empresa passa por uma dificuldade, o planejamento de endomarketing deve ser elaborado a partir dos valores da organização e deve ser muito bem estruturado para alcançar seu objetivo.

Ao comunicar corretamente os valores da sua empresa, motivar seus funcionários e estabelecer ações que estimulem o sentimento de pertencimento à organização, você estará transformando-os em fãs da sua organização.  E, lembre-se seus enfermeiros e seus pacientes são os melhores porta-vozes que um hospital pode ter.

E você, tem alguma dica de como o endomarketing pode ajudar na área hospitalar?

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