+55 11 3385-9339 EN PT
Multiprofissional

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE: BENEFÍCIO PARA O PROFISSIONAL

Nos últimos anos, tem aumentado a necessidade de mudar as organizações, atendimento e coordenar competências e recursos para que profissionais consigam atender melhor a necessidade de cada paciente, uma equipe multiprofissional de saúde fará isso com excelência.

As diversas situações criadas pela sociedade hoje em dia, exigem a necessidade de se ter dois grupos ou mais de profissionais atuando prontamente no mesmo problema. Com estes profissionais atuando em conjunto e com os mesmos objetivos, atender a demanda da população

O trabalho de Equipe Multiprofissional  de saúde, aparenta ser fácil, porém, se olharmos apenas as questões resolutivas! Mas lidar com o sentimento de cada paciente, ter o cuidado necessário saber como agir em cada situação, que palavras usar nos momentos de dor, isso é muito complexo.

Está gostando da leitura e que saber mais? Acompanhe!

equipe multiprofissional de saúde

Agrupar diferentes profissionais em um conjunto não garante uma boa equipe multiprofissional de saúde

O tema equipe multiprofissional de saúde tem sido muito discutido ao longo da trajetórias de profissionais. Mas na verdade este tipo de trabalho sempre foi presente no cotidiano da enfermagem assim como no dia a dia dos hospitais.

O trabalho em Equipe na Enfermagem foi apresentado por volta dos anos 50, nos EUA, com experiências realizadas no “Teacher’s College da Universidade da Columbia”.

Porém no Brasil, está proposta somente foi divulgada em 1996 pela “Associação Brasileira de Enfermagem” com o livro (Equipe de Enfermagem Organização e Funcionamento).

Desde então, surgem experiências na área da enfermagem com o objetivo de melhorar o aproveitamento da equipe multiprofissional de saúde.

Quais as vantagens da equipe multiprofissional de saúde

Equipes multiprofissionais de saúde são formadas com o objetivo de melhorar a comunicação e criar um time realmente focado em um projeto, entregando aos seus pacientes sempre o melhor.

É comum que associações criem uma equipe multiprofissional de saúde e também dêem liberdade para que o grupo tome decisões que impactem o seu trabalho, sem a necessidade de passar por aprovações de outras áreas ou pessoas

Equipes trabalham seguindo um mesmo objetivo: atender o paciente como um todo, numa atitude humanizada e com abordagem mais ampla e resolvendo seus problemas.

Além de aproximar quem decide e quem sofre o impacto, uma equipe multiprofissional de saúde também mantém uma comunicação mais próxima, normalmente se reunindo para trocar algumas informações.

É preciso somar conhecimentos para dar respostas efetivas e assertivas aos problemas complexos que envolvem a qualidade de um paciente.

A humanização da assistência à saúde refere se à conquista de uma melhor qualidade no atendimento à saúde dos usuários e de melhores condições de trabalho para os profissionais.

Como montar uma equipe multiprofissional de saúde? 

Trabalhar em equipe significa ir atrás de um objetivo em comum. Além disso, atividades que são desenvolvidas em conjunto ajudam a estimular o grupo, isso irá aumentar o desempenho na hora de realizar as tarefas, transparecer autoconfiança, habilidade, união e amor pelo que faz, características primordiais para o sucesso de uma boa instituição de saúde.

Procure profissionais que estejam dispostos a aprender e colocar em prática seus conhecimentos em prol de um bem maior, ajudar os pacientes. Saber trabalhar em equipe é essencial.

Agora que você já conhece o que é uma equipe multiprofissional de saúde, vamos te ajudar em como montar uma. Veja!

Saiba quais são as especialidades necessárias 

Agora que você já sabe para onde ir, precisa entender que tipo de habilidades e conhecimentos são necessários para montar uma equipe multiprofissional de saúde.

Primeiro faça uma lista dos profissionais que precisa, tanto técnicas quanto socioemocionais.

Por exemplo: Ter uma pessoa acolhedora e cuidadosa, por mais que ela não seja aquela que vai “entregar tudo dela”, mas pode ser necessária para o sucesso do grupo ao longo prazo. Isso somará bastante a sua equipe multiprofissional de saúde!

Deixe claro os papéis de cada um 

Trabalhar em uma equipe multiprofissional de saúde requer muitos processos. Um ótimo começo é esclarecer quais são os papéis que cada profissional irá desempenhar.

O profissional não ficará perdido, é saberá qual seu momento de entrar em ação, isso vai ajudar especialmente na hora de tomar decisões importantes.

Seguindo os passos acima, provavelmente você tenha mais chance de sucesso na hora de montar a sua equipe multiprofissional de saúde.

Não há humanização da assistência à saúde se não cuidar da realização pessoal e profissional dos que a praticam. Isto requer visão do ser humano em sua totalidade, com um atendimento mais humano, aproximando as pessoas como um todo contribuindo assim para a saúde no nosso país!

Para o sucesso da pa­rceria é essencial que exista troca de experiências, comprometimento, diálogo, participação de todos os profissio­nais envolvidos, faz­endo com que o espír­ito de uma equipe multiprofissional, seja vivenciado.

Uma maneira de di­vidir as tarefas e, ao mesmo tempo, ampl­iar re­sultados. Trazendo uma combinação perfeita!

E para se aprofundar ainda mais neste assunto, disponibilizamos um infográfico totalmente gratuito sobre a Qualidade na Assistência ao Paciente, clique aqui!

Continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

Buscar