+55 11 3385-9339 EN PT

ENTENDA O QUE É OUTUBRO ROSA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Mês da conscientização sobre o câncer de mama

Outubro é o mês da Conscientização sobre o Câncer de Mama, uma campanha anual e mundial envolvendo milhares de organizações, que tem como destaque a importância da divulgação, educação e pesquisa sobre o câncer de mama.

Muitos eventos, como caminhadas, corridas, arrecadação de fundos e palestras, acontecem durante o mês de outubro. Existe até mesmo algumas organizações que trabalham para promover a conscientização do câncer de mama, compartilhar informações sobre a doença e fornecer maior acesso aos serviços de triagem.

Descubra como você pode se envolver e apoiar esse trabalho durante o mês. Vamos lá?

O que é outubro rosa e como podemos ajudar! 

Durante o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, o objetivo é reunir o maior número possível de pessoas envolvidas na conscientização e fundos para a pesquisa deste câncer.

Há muitas outras maneiras de se envolver e apoiar esse trabalho durante o mês de conscientização, desde campanhas para ajudar as mulheres a ter acesso aos medicamentos contra o câncer de mama, até o compartilhamento de informações que as mulheres precisam saber sobre a verificação de seus seios, seu apoio ajudará a alcançar o máximo de mulheres e disseminar informações tão importantes como esta.

Todos esses esforços são necessários para saberem o que é outubro rosa. Pois é a “principal causa de morte entre mulheres” no Brasil. Mas, pode ser curado se detectado e tratado precocemente.

          O que mais você pode fazer? 

  • Os auto-exames das mamas devem ser feitos mensalmente, e a melhor hora para realizá-los é cerca de 10 dias após o início do seu ciclo menstrual. Se você não menstruar mais, escolha um dia do mês e faça-o no mesmo dia a partir de então, se algo mudar, você perceberá imediatamente. Além disso, olhe no espelho. Procure covinhas, inchaços ou vermelhidão ao ficar de pé com as mãos nos quadris, depois com as mãos no ar, em pé, em linha reta, e depois inclinando-se para a frente.

 

  • A segunda maneira é deixar seu médico examinar seus seios. Encontre um médico com quem você se sinta confortável, porque ele ou ela vai apertar seus seios e olhar para eles com bastante atenção todos os anos. Muitas pessoas preferem fazer isso sozinhas, mas se você encontrar uma anormalidade, precisará da ajuda do seu médico para fazer os testes adequados para determinar o que está errado. Apenas o seu médico pode fornecer um pedido (receita) para um ultrassom ou mamografia diagnóstica.

 

  • A última orientação é fazer uma mamografia. Isso só se aplica a certas pessoas: mulheres com mais de 40 anos (ou de 30 anos se o câncer de mama for familiar, pois o risco de câncer de mama duplica. Geralmente não é recomendável fazer uma mamografia antes dos 35 anos. Se um paciente com menos de 35 anos encontrar um nódulo, o primeiro exame solicitado provavelmente será um ultra-som porque não utiliza radiação.

E sabe de uma coisa?

Uma mamografia realmente não é tão ruim assim. São apenas alguns segundos de pressão em cada mama, e é isso. O desconforto vale a pena quando ajuda a detectar o câncer em seus estágios iniciais, quando é mais facilmente tratado. Os médicos estão tão confiantes de que podem tratar o câncer de mama em estágio I que eles dão aos pacientes uma taxa de sobrevida de quase 100% em cinco anos.

Auto-exames mensais das mamas, exame médico anual e mamografia. Essas três coisas são a sua melhor aposta para pegar o câncer de mama em seus estágios iniciais. Confie em seu julgamento quando se trata de seu corpo. Nunca sinta que está exagerando se “pensar” sentir algo em seu peito. Se não parece certo, faça o check-out.

O que posso fazer para ajudar e informar as pessoas sobre o que é outubro rosa? Use sua voz para que outras saibam o que podem fazer também!

Gostou do artigo? Compartilhe este texto com seus amigos para que possamos conscientizar cada vez mais as pessoas! E com isso salvar vidas.

Continue acompanhando nosso blog!

Siga-nos nas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

Buscar