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Segurança Do Trabalho No Ambiente Hospitalar

COMO PROMOVER A SEGURANÇA DO TRABALHO NO AMBIENTE HOSPITALAR EM PROL DO PACIÊNTE

Profissionais de saúde possuem uma missão especial: a de promover a segurança do trabalho em prol do bom ambiente hospitalar.

Tal missão, abrange prestar um bom serviço sem deixar de lado a qualidade no atendimento e cuidando de tudo o que envolve o tratamento para a recuperação do paciente.

Manter a disciplina e ter um conjunto de padrões e valores que constituem a conduta ética no trabalho, tanto na sociedade, quanto na instituição, é essencial para a excelência profissional.

Existem estratégias que podem ser utilizadas junto a equipe de enfermagem, para que ela seja competente na prestação de serviço e cuidado no atendimento para se tornar eficaz e seguro.

É papel do gestor da equipe, especificar claramente as competências exigidas para desempenhar a função e combiná-las com um programa apropriado de educação e treinamento.

Boa leitura!

segurança do trabalho no ambiente hospitalar

Dicas para promover a segurança do trabalho no ambiente hospitalar

Os enfermeiros administradores devem ser diligentes nos esforços para construir uma cultura de segurança em suas unidades e no hospital.

Conheça algumas dicas de como colocar em prática:

  1. Manter registros, relatórios e evoluções clínicas do paciente atualizadas;
  2. Não gerar aproximações emocionais com o paciente, é necessário separar o profissional do pessoal;
  3. Respeitar as necessidades do paciente, conquistando a confiança técnica, ética e moral, onde todo procedimento realizado deve ser esclarecido, fazendo com que o paciente fique seguro;
  4. Sigilo nas informações clínicas compartilhadas entre as equipes que foram obtidas em discussões clínicas, prontuários e relatos para a atuação multi, inter ou transdisciplinar;
  5. Admitir limites de intervenções técnicas e éticas de sua profissão, encaminhando o paciente a um especialista de acordo com as necessidades apresentadas.

Comunicação é a Chave do Sucesso

No ambiente hospitalar, a comunicação assertiva é a chave para que todos os processos funcionem de forma adequada e operações seguras.

Sabemos que em um hospital, nem sempre as equipes são fixas. Temos nos quadros aqueles profissionais temporários ou flutuantes.

Como estamos falando de procedimentos que geralmente estão contextualizados de alto risco, garantir que todos conheçam as normas e procedimentos é fundamental.

Certifique-se de que todos entendam os processos e o que precisa ser feito. Ter um processo formal e mapeado garante redução de riscos e comunicação eficaz para toda a equipe.

Construindo uma Cultura de Segurança

Cultura de segurança é um termo muito usado, mas poucos concordam sobre o seu preciso significado ou como mensurá-la.

Alguns pesquisadores, consideram a cultura de segurança é uma particularidade da cultura organizacional. Para estes pesquisadores, a cultura de segurança existe na organização quando a ela prioriza a segurança do trabalho ou possui aspectos que a impactam.

Os comportamentos que a equipe como um todo, podem demonstrar em apoio à cultura de segurança do paciente, com o intuito de garantir a segurança do trabalho no ambiente hospitalar incluem:

  1. Promover o pensamento de que a segurança do paciente é responsabilidade de todos;
  2. Encorajar a comunicação aberta entre os líderes, a equipe e os pacientes em relação às preocupações com a segurança;
  3. Autorizar a equipe a identificar e reduzir as ameaças à segurança do paciente;
  4. Alocar recursos para a segurança;
  5. Educar a equipe sobre a ciência relacionada com a segurança.

Para disseminar este comportamento, espera-se que todos os profissionais e membros da equipe sejam chamados para expor suas próprias ideias, opiniões e recomendações a respeito do assunto. Deve-se encorajar a equipe de enfermagem a ser assertiva e respeitosa em todas as comunicações.

Da mesma forma, espera-se que todos ouçam e considerem as ideias de toda a equipe.

O sucesso de promover a segurança do trabalho em ambiente hospitalar, depende diretamente da capacidade de realizar e agir a favor de quaisquer situações, prevenindo desta forma, a prevenção de acidentes de trabalho.

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