+55 11 3385-9339 EN PT
SETEMBRO AMARELO

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, PRECISAMOS FALAR SOBRE SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, segundo o Centro de Valorização da Vida o (CVV), a cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida, uma taxa de mortalidade superior a muitos tipos de câncer.

Ao todo, foram 90 mil casos registrados no ano de 2016. No maranhão, cerca de 292 casos oficializados. de junho a agosto deste ano foram registrados 10 casos na grande São Luís. Assunto tabu,  o suicídio é uma grande questão a ser enfrentada pela sociedade e pelo poder público.

Veja tudo o que você precisa saber sobre Setembro Amarelo neste post!

SETEMBRO AMARELO

As principais causas do suicídio: Setembro Amarelo

Todos nós já sabemos o que é suicídio, mas vamos ressaltar pelo que ele é causado.

O suicídio ou autocídio vem do ato intencional de matar a si mesmo e uma de suas principais causas são: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e uso de drogas. Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta uma das maiores causas de morte no mundo. Trata-se de uma das principais causas de morte entre adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade.

SETEMBRO AMARELO

Este tema precisa ser mais comentado. Vamos salvar vidas! 

Vamos dialogar 

Setembro Amarelo é um dos meses em que mais damos atenção ao suicídio e a depressão. Mas isso é algo que DEVEMOS discutir o ano todo, pessoas morrem de suicídio a cada 20 segundos, e a sociedade trata isso como se fosse uma simples “crise” que a depressão é apenas algo da idade… Que não merece tanta atenção… A Depressão é uma doença séria, não é falta de religião ou uma mera frescura da idade.

Muitas das pessoas pensam em suicídio trazido por essas doenças, nesse mês de Setembro e no decorrer do ano vamos tornar a vida dessas pessoas melhor!

Uma forma de ajudar é apresentando o trabalho do CVV, uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962.

Temos também a  ABRATA uma associação civil sem fins lucrativos, constituída por pessoas físicas e jurídicas que estejam dispostas a colaborar na consecução de seus objetivos sociais são:  

  • Educar os portadores, familiares, profissionais de saúde mental e a sociedade como um todo, sobre a natureza e tratamento dos transtornos afetivos, buscando sempre reduzir o estigma e a discriminação da doença perante a coletividade.
  • Promover o amparo, proteção e estímulo aos pacientes e seus familiares.
  • Conscientizar os pacientes, familiares e a sociedade dos direitos dos portadores de transtornos afetivos.
  • Angariar fundos para realização dos propósitos da Associação.

A campanha Setembro Amarelo busca trazer o diálogo e a prevenção ao suicídio. 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maior parte deles é causada por doenças mentais que não são tratadas, pois muitas pessoas nem imaginam precisar de tratamento por não acreditarem estar doentes. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

Já imaginou como isso seria se fosse aplicada a outras doenças? Imagine que se 60% das pessoas que têm fraturas não procurassem um médico, você iria perceber que é bem estranho que tantas pessoas não buscasse ajuda, tudo isso porque nós sociedade não falamos do assunto, não informamos as pessoas, com isso os quadros só iriam se agravar!

Em torno de 17% dos brasileiros já pensou em cometer suicídio. 4,8% já elaboraram planos, este número é sim assustador!

Fatores de risco

Certos fatores podem aumentar as chances de alguém apresentar pensamentos e tentativas suicidas.

  • Abuso de substâncias;
  • Tentativas anteriores;
  • Ter entre 15 e 35 anos ou mais de 75 anos;
  • Histórico de suicídio familiar;
  • Falta de vínculos sociais e familiares;
  • Doenças terminais ou incapacitantes;
  • Desemprego;
  • Declínio social;
  • Divórcio;
  • Estresse continuado.

A maioria das mortes por suicídio podem sim ser evitadas, e o diálogo sobre o assunto é a melhor maneira de ajudar, se alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, peça ajuda!

Continue acompanhando nosso blog!

Gostou do artigo? Compartilhe este texto com seus amigos para que o diálogo sobre o suicídio se espalhe ainda mais e que possamos evitar isso, essas pessoas merecem viver, e experimentar o melhor da vida!

Siga-nos nas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

Buscar