+55 11 3385-9339 sac@cnph.com.br EN PT
Sustentabilidade Nas Empresas

SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS: COMO GERENCIAR UM MUNDO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A ideia de sustentabilidade nas empresas deixou de ser apenas uma palavra, ela começou com a preocupação ambiental e com o passar do tempo tomou proporções econômicas e sociais, apresentando questões éticas que envolvem a relação entre empresas e a sociedade.

Cada vez mais, novas abordagens têm sido cogitadas, alertando para a importância do uso responsável dos recursos naturais que o planeta possui, baseadas nas causas e impactos ambientais.

Com isso, as empresas socialmente responsáveis enxergaram um ambiente propício para a inovação e busca de soluções para um assunto que, ao invés de ser tratado como um problema, permite a iniciativa socioambiental nos negócios.

sustentabilidade nas empresas

Faça o nosso futuro a causa do nosso presente

A sustentabilidade nas empresas conquistou a atenção de grande parte do mundo nos últimos anos. Desenvolveu uma relação ética e transparente com a sociedade com o intuito de preservar os recursos naturais e humanos das próximas gerações.

O público não está mais satisfeito com as empresas que se concentram apenas na maximização do lucro a curto prazo. As pessoas querem que as corporações considerem as amplas necessidades humanas.

A empresa possui o papel de atender os interesses de seus clientes, sendo capaz de incorporá-los ao planejamento de suas atividades de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente.

Isto significa que a empresa é considerada socialmente responsável quando consegue gerar valor não apenas para si, mas sim para todos os demais com os quais ela se relaciona.

Princípios Básicos da Responsabilidade Social

Para a maioria das empresas, no entanto, tornar-se sustentável envolve um esforço consciente e contínuo para construir valor de longo prazo para os acionistas, contribuindo para uma sociedade sustentável.

Para esclarecer como a transformação ocorre e como uma estratégia sustentável pode ser formulada e executada, podemos nos concentrar em duas questões principais:

  • Como uma empresa sustentável cria as condições que incorporam a sustentabilidade na estratégia e nas operações da empresa?
  • Quais são os elementos específicos das culturas de empresas sustentáveis que os diferenciam dos das empresas tradicionais?

A Cultura Organizacional como Apoio a Sustentabilidade

Com o tempo, a codificação da nova identidade da sustentabilidade nas empresas reforçará, ou até mesmo estabelecerá, uma cultura baseada em capacidades de mudança, confiança e inovação.

Compromisso de liderança e envolvimento externo são necessários para a mudança transformacional. O engajamento dos funcionários estimula a confiança e a inovação, e os mecanismos de execução garantem que a mudança aconteça à medida que as inovações se difundem por toda a organização.

Por sua vez, uma cultura que apoia a sustentabilidade aumentará a eficácia do compromisso de liderança, o envolvimento externo, o envolvimento dos funcionários e os mecanismos de execução. Veja como demonstrar este compromisso:

Transparência: conjunto de informações que a empresa proporciona sobre seu comportamento social. Levar em consideração as necessidades e expectativas das partes interessadas na tomada de decisões, tendo em vista suas atividades e impactos nos grupos de interesses;

Credibilidade: as atuações socialmente responsáveis da empresa devem ser submetidas a uma verificação externa, onde seus princípios são analisados para obter um adequado nível de credibilidade;

Visão 360: concentrar seus objetivos de responsabilidade social no contexto de sustentabilidade mais amplo possível, considerando o impacto que produz nos âmbitos local, regional e global;

Melhoria Contínua: ligada a ideia de gestão contínua de melhorias em prol da empresa e da sociedade.

Objetivos de uma Empresa Sustentável

As empresas socialmente responsáveis, são aquelas que procuram gerar riquezas e distribuí-las entre os diferentes grupos de interesses, para isso é preciso comprometer-se publicamente e seguir normas, estabelecer relações saudáveis, desenvolver seus negócios de forma a beneficiar a todos, contribuir no desenvolvimento da sociedade que está inserida e possuir atuação proativa em relação a incorporação de profissionais qualificados, compartilhando suas conquistas com todos que compõem a empresa.

Atualmente, fatores como educação, meio ambiente, segurança, saúde, esporte, lazer e cultura são responsáveis pela continuidade de um crescente ciclo de consumo e pelo desenvolvimento de toda a cadeia produtiva em torno da sociedade.

Com atitudes assim o consumo se torna consciente e equilibrado, garantindo um futuro próspero a todos.

E você, quais são as atitudes sustentáveis que estão incorporadas em seu dia a dia?

Continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões para a CNPH, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos relacionados à área da saúde para você.

Siga-nos nas redes sociais.

 

CNPH

Presente no segmento médico-hospitalar desde 1994, a CNPH oferece a seus clientes produtos e serviços de alta performance, tecnologia, inovação e conceito, tendo como objetivo o auxílio de profissionais de diversas áreas da saúde, na escolha de produtos e equipamentos necessários para o atendimento do paciente com total segurança.

Deixe uma resposta

Buscar