+55 11 3385-9339 EN PT
Saude Baseada Em Valor

OS PILARES DE UM FUTURO DE SAÚDE BASEADO EM VALOR

A assistência médica baseada em valor é um modelo de prestação de cuidados de saúde em que os prestadores, incluindo hospitais e médicos, são pagos com base nos resultados de saúde do paciente. Em acordos de cuidados baseados em valores, os provedores são recompensados ​​por ajudar os pacientes a melhorar sua saúde, reduzir os efeitos e a incidência de doenças crônicas e viver vidas mais saudáveis.

O atendimento baseado em valor difere de uma abordagem de taxa por serviço ou capitalizada, na qual os provedores são pagos com base na quantidade de serviços de saúde que prestam. O “valor” na assistência médica é derivado da medição dos resultados de saúde em relação ao custo de entrega dos resultados. Veja mais!

Saúde baseada em valor

Quais são os benefícios da prestação de serviços da saúde baseado em valor?

  • Os benefícios de um sistema de saúde baseado em valor se estendem a pacientes, fornecedores, pagadores e sociedade como um todo.

1- Os pacientes gastam menos dinheiro para conseguir uma saúde melhor. 

  • O manejo de uma doença crônica ou condição como câncer, diabetes, pressão alta ou obesidade pode ser caro e demorado para os pacientes. Os modelos de cuidados baseados em valores se concentram em ajudar os pacientes a se recuperarem mais rapidamente de doenças e ferimentos e evitar doenças crônicas.
  • Como resultado, os pacientes enfrentam menos consultas médicas, exames médicos e procedimentos, e gastam menos dinheiro com medicamentos prescritos, à medida que a saúde a curto e a longo prazo melhoram.

2- Com a saúde baseada em valor, os riscos serão reduzidos. 

  • A partir de uma população mais saudável, o risco de infecção e contaminação cai, reduzindo drasticamente os casos.

3- A sociedade se torna mais saudável. 

  • Em um país onde os gastos com saúde representam quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB), os cuidados baseados em valor prometem reduzir significativamente os custos gerais gastos com saúde, assim sendo aplicado em outros serviços que serviram para a própria população.

“Fornecendo o cuidado certo no lugar certo, no momento certo

  • Eliminação ou redução de eventos adversos (erros de assistência médica que resultam em danos ao paciente);
  • Adotando padrões e protocolos de cuidados baseados em evidências que produzem os melhores resultados para a maioria dos pacientes;
  • Mudança dos processos hospitalares para criar melhores experiências de atendimento ao paciente;
  • Aumentar a transparência dos cuidados para os consumidores;
  • Reconhecendo hospitais que prestam cuidados de alta qualidade a um custo menor para o paciente.   

“Qual é o futuro da assistência médica baseada em valor?

Mudar de um sistema de taxa por serviço para um sistema de taxa por valor levará tempo, e a transição se mostrou mais difícil do que o esperado. À medida que o cenário da assistência à saúde continua a evoluir e os provedores aumentam sua adoção de modelos de atendimento baseados em valor, eles podem ver os impactos financeiros de curto prazo antes que os custos de longo prazo diminuam.

No entanto, a transição de taxa por serviço para taxa por valor foi adotada como o melhor método para reduzir os custos de assistência médica, ao mesmo tempo em que aumenta o atendimento de qualidade e ajuda as pessoas a levarem uma vida mais saudável.

Gostou do artigo? Compartilhe este texto com seus amigos para que possamos ter no futuro uma saúde baseada em valor!

Continue acompanhando nosso blog!

Siga-nos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Buscar