+55 11 3385-9339 EN PT
Transformação Digital Na Saúde

A IMPORTÂNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA SAÚDE

Algumas pessoas dizem que é a qualidade de vida e não a quantidade que importa. Talvez seja verdade porque os profissionais de saúde se concentram em dar atendimento oportuno e precioso aos seus pacientes. Confiar na tecnologia é a única maneira de fazê-lo rapidamente.

A tecnologia digital na saúde pode salvar vidas, isso já foi provado várias vezes. Felizmente, o escopo do que a tecnologia pode fazer para salvar vidas está aumentando consideravelmente.

Chegamos a uma posição em que a transformação digital na saúde está ocorrendo rapidamente. O foco é proporcionar uma experiência exemplar ao paciente, e as empresas farmacêuticas e hospitais fizeram mudanças drásticas por meio de inovação e comunicação tecnológica.

Agora, saúde e transformação digital andam de mãos dadas, e o atendimento ao paciente foi elevado a níveis que eram considerados impossíveis até algum tempo atrás. Continue a leitura e veja um pouco mais sobre transformação digital na saúde!

transformação digital na saúde

Os marcos alcançados pelos cuidados de saúde foram notáveis. Se você voltar a um dia de uma década atrás, verá que os Registros Médicos Eletrônicos estavam causando um grande impacto na época. Agora se tornaram tão comuns que as pessoas não pensam duas vezes sobre isso. Então veio a telemedicina, IoT , wearables, robôs, o sistema de saúde atual tem isso.

As doenças afetam a qualidade de vida e milhões e milhões de pessoas sofrem de todo tipo de doenças em todo o mundo. As transformações digitais na saúde melhoraram a vida dos pacientes, mas também afetaram a economia global de maneira positiva.

Cada surto de doença prejudica a economia. Os governos terão dificuldade em reverter a partir deles. Segundo o Fórum Econômico Mundial, apenas cinco doenças não transmissíveis poderiam custar à economia global aproximadamente 47 trilhões até 2030. Mas com notificações e alertas tecnológicos, é possível identificar e impedir um surto e salvar milhões de vidas.

O que significa a transformação digital na saúde

A transformação digital na saúde é uma tendência que só pode ser materializada quando as organizações poderem repensar os processos de negócios. Nos termos mais simples, tem tudo a ver com o uso de várias formas de tecnologias digitais, por isso ajuda o cliente (neste caso, o paciente) a levar uma vida melhor. A necessidade do paciente torna-se o ponto focal do negócio. Então você tem que colocar suas necessidades no centro.

A ideia é fazer com que o paciente se torne um stakeholder ativo em seu próprio plano de saúde. Por isso, eles estão atentos às mudanças em sua própria saúde, monitoram os sinais vitais, estão cientes do que devem fazer para levar uma vida de qualidade e aprender a tomar ações preventivas contra doenças crônicas. De fato, permite que o paciente se torne um indivíduo responsável nas questões de sua própria saúde. E isso é feito através do engajamento do paciente nas tecnologias mais recentes. A telemedicina é um exemplo perfeito dessa tendência.

Transformação digital na saúde revolucionaria a indústria

A transformação digital na saúde revolucionária a saúde de maneira tão forte que afetaria tudo, desde o registro do paciente até o diagnóstico inteligente, mesmo no campo da criação de ferramentas de autocuidado. Todo o setor de saúde se transformou e se metamorfoseou em algo mágico; cuidados baseados em valores e resultados positivos acabaram sendo os alicerces dos cuidados de saúde da próxima geração.

Os pacientes tornaram-se participantes ativos em suas próprias atividades de saúde; eles não são mais indivíduos passivos, mas desempenham um papel pleno exigindo envolvimento por meio de compartilhamento de conhecimento e responsabilidade.

“Aqui estão 5 maneiras de revolucionar o setor

1. Genômica

O estudo da pesquisa genômica já percorreu um longo caminho, e essa onda começou com a descoberta do DNA há mais de um século. Os avanços na tecnologia e nos computadores ajudaram a sequenciar os genomas mais rapidamente e de maneira econômica. Isso ajudou os cientistas a entender o perfil genético de uma pessoa minuciosamente e, assim, administrar tratamentos que poderiam levar a melhores curas.

Especialistas começaram a usar o sequenciamento genômico para obter um diagnóstico melhor e tratar seus pacientes com muito mais precisão. O aumento da tecnologia e do poder de computação tornou mais fácil para os cientistas experimentarem a verdadeira capacidade do DNA humano; abrindo o caminho para uma forma completa e totalmente personalizada de teste e tratamento. Como o tratamento fornecido é personalizado, isso pode realmente cobrir uma enorme variedade de doenças e fornecer tratamentos melhorados aos pacientes.

2. Big Data Utilizado em Medicina 

O setor de assistência médica é um dos campos em que você pode usar big data em seu potencial máximo. Ele pode rivalizar com tendências que não eram possíveis no passado. A análise de big data evoluiu para ser um grande benefício, tanto para gerenciar a saúde do paciente quanto para o ângulo de negócios das organizações de saúde.

Testes de análise de DNA e dados coletados de equipamentos médicos vestíveis fizeram um estudo detalhado e comparativo do paciente, aprenderam sobre seus estilos de vida e o de pacientes semelhantes para chegar a estratégias de tratamento.

O big data tem um papel importante na solução das limitações que o setor de assistência médica enfrenta. O campo médico e farmacêutico pode ganhar muito quando eles entendem a biologia das doenças. É possível fazer isso com a ajuda do Big Data.

Porque o Big Data pode coletar todos os dados e informações sobre o que constitui uma doença, desde DNA, proteínas e metabólitos até órgãos, organismos, células, tecidos e ecossistemas. E, ao resolver as limitações, o big data pode ajudar a criar melhores perfis de saúde e modelos preditivos em torno dos pacientes para alcançar um melhor diagnóstico e tratar doenças. Isso é transformação digital na saúde!

3. Engenharia Genética

A engenharia genética e o uso de vírus geneticamente modificados podem combater doenças, e essa tendência está se tornando cada vez mais comum. Por exemplo, mosquitos geneticamente modificados estão sendo criados e implantados para combater doenças como o vírus Zika e a malária. No entanto, o uso de engenharia genética usando DNA humano é altamente controverso, e há muitos limites a serem considerados durante o teste.

4. Telemedicina 

Pode ser um sonho se os médicos forem capazes de tratar os pacientes que vivem nas aldeias remotas. E poderia ser um sonho para os pacientes obterem o melhor tratamento possível por uma fração do custo. Agora, as pessoas mais pobres do mundo também podem receber o mesmo tipo de tratamento médico que uma pessoa rica. Isso foi possível através da telemedicina.

O sucesso da Telemedicina está na transformação digital na saúde, e como a internet conseguiu penetrar nas aldeias mais remotas. Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações, uma agência das Nações Unidas, “3,2 bilhões de pessoas usam a Internet globalmente e, disso, cerca de 2 bilhões são de países em desenvolvimento”. Em 2000, havia 738 milhões de assinaturas móveis em todo o mundo. Atualmente, é de 7 bilhões.

Existem aplicativos da Web que as pessoas podem baixar para monitorar sua saúde e, com base nos alertas e notificações desses aplicativos, podem obter melhores serviços de saúde. E isso não é tudo. Esses aplicativos podem ajudar as pessoas a reduzir as visitas hospitalares, o que é ótimo, porque os médicos podem se concentrar em pessoas que precisam de hospitalização. A indústria médica passou por grandes mudanças que incluem cuidados médicos precisos e oportunos para todos.

5. Bioprinting 3D 

Um raio-X realmente não lhe dá a imagem real. Certas áreas podem ser distorcidas, enquanto certas áreas podem ser destacadas como desnecessárias. Isso porque os médicos estavam olhando para imagens em 2D.

A maioria das cirurgias realizadas no passado foram baseadas em suposições e adivinhações. Mas com a realidade virtual, é possível entender os órgãos e seu posicionamento em clareza alarmante e em termos tridimensionais. Isso é conhecido como bioimpressão 3D.

A bioimpressão 3D pode desempenhar um papel crucial na medicina personalizada e existem diferentes métodos usados ​​nesta técnica, bioimpressão acústica, bioimpressão com base em jato de tinta, bioimpressão baseada em extrusão e bioimpressão baseada em laser.

Conclusão 

Empresas de saúde de todo o mundo estão a transformação digital na saúde em ativos estratégicos. Alguns dos ambiciosos estão unindo a TI digital e o legado, entregando-se a complexas transformações de sistemas.

Eles estão realizando seus próprios experimentos para obter o melhor dos dados e aumentar a velocidade. No ritmo em que a transformação digital na saúde está se movendo agora, podemos presumir que o paciente estará sentado no banco do motorista em breve, e provavelmente receberão o melhor tratamento a custos reduzidos, aumentando também a expectativa de vida.

Gostou do artigo? Compartilhe este texto com seus amigos para que possamos usar cada vez mais a transformação digital na saúde.

Continue acompanhando nosso blog! Siga-nos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Buscar